BUSCAPÉ


Twitter

sábado, 28 de setembro de 2013

Ajudando na malhação

Procure usar sempre roupas leves, tênis e meias confortáveis; 
Utilize o espelho sempre que possível para corrigir sua postura; 
Faça os exercícios dentro do seu ritmo, sem forçar; Procure fazer todos os exercícios da forma correta; Não dispense o alongamento. Ele é fundamental para dar elasticidade aos músculos, para que você não se machuque durante os exercícios; 
Beba muita água antes, durante e depois da malhação, para hidratar; 
Deixe sempre à vista uma toalha, para limpar o suor: é higiênico e garante a segurança, pois evita que você escorregue quando estiver utilizando algum aparelho; Faça os exercícios, de preferência, pela manhã ou no fim da tarde. Nunca, depois do almoço; 
Procure aproveitar o tempo que você passa malhando, afinal você está contribuindo para a sua saúde;

terça-feira, 17 de setembro de 2013

Cãibra

Como quem não quer nada, ela aparece quando você menos espera. No melhor do sono ou no meio da atividade física. Vem até mesmo debaixo d'água, enquanto você relaxa na piscina depois de uma semana estressante. Se você nunca sentiu, um dia sentirá. Se já sentiu, torce para escapar desta dor súbita causada pela já conhecida cãibra, uma contração involuntária - e bastante inconveniente - nos músculos.

A julgar pela dor chata, parece difícil entender o que pode causar algo tão aflitivo. O motivo principal, porém, é simples: desequilíbrio hidroeletrolítico. Segundo o fisiologista Inaldo Freire, o termo indica a perda de água e dois minerais importantes, o sódio e o potássio. Os mais prejudicados são atletas, idosos e até gestantes. "Geralmente são pessoas que estão mais expostas a este desequilíbrio; os membros inferiores são mais acometidos com cãibras, ligados ao sistema de locomoção", explica o especialista. 


Os atletas - a exemplo dos maratonistas e jogadores de futebol - sofrem por perder muito sódio e potássio durante a atividade física intensa, causando desidratação. Já os idosos penam não só pela perda destes minerais essenciais, mas também com a perda de cálcio no organismo. Os que fazem uso de medicação controlada também sofrem. "É muito comum, por exemplo, o idoso que usa remédio para pressão arterial que tem como um dos efeitos colaterais as cãibras", comenta Freire.

Pessoas sedentárias não escapam da lista de vítimas. Para prevenir-se, O especialista recomenda a prática de atividade física regular e alimentação balanceada. "Quando você se alimenta bem, repõe a energia do músculo, chamada de glicogênio. Os que não têm uma boa alimentação, estão propensos".

A maioria se queixa das dores no meio da noite. O caráter noturno da dor súbita está ligado a diversos fatores. A temperatura muito baixa - alerta para aqueles que adoram ar condicionado na hora de dormir - é um deles. "O frio está muito ligado ao espasmo muscular, essa sensação de enrijecimento". Fazer uso de medicação antes de deitar também é um motivo, assim como o período de tempo sem repor os minerais essenciais. A dica é tomar muita água mineral ou de côco antes de dormir. 

Já se a cãibra acontece bem no meio da atividade física, o aconselhável é fazer a reposição dos minerais com bebidas isotônicas. "O uso dos isotônicos é só para aqueles que têm cãibras constantes; a ingestão excessiva aumenta a quantidade de sódio e pode elevar a pressão arterial", alerta. 

Tanto de noite como de dia, o diferencial é o alongamento. Antes, depois dos exercícios físicos e durante o a noite. "Tem que alongar a musculatura acometida, no sentido contrário; se é na panturrilha, sente e puxe a ponta do pé", explica o fisiologista. A prática auxilia também na melhora da elasticidade e viscosidade do músculo, deslizamento das fibras musculares e aumento da temperatura corporal. 

NUTRIÇÃO - Não é só com a banana que a cãibra vai embora. Segundo a nutricionista Graça Albuquerque, a fruta perde o primeiro lugar em quantidade de potássio para a ameixa seca. E além dos dois principais minerais, é preciso ficar ligado à ingestão de magnésio, também importante na prevenção das contrações involuntárias. "A gente encontra ele na aveia, arroz integral, milho, nas lentilhas, oleaginosas, nos vegetais folhosos verdes escuro e na semente de abóbora".


Outra dica é temperar a salada com óleos essenciais, a exemplo do óleo de linhaça, macadâmia e gergelim. "Não esqueça do óleo de peixe, onde encontram-se dois ácidos anti-inflamatórios; aumentam a imunidade e misturado com os minerais, diminuem a probabilidade de cãibra', aconselha. 

Os óleos essenciais, ricos também em ômega, são vendidos em mercados gourmet e casas de frios. O óleo de peixe pode ser receitado em farmácias de manipulação. Com os ingredientes em casa, distribua os itens em um cardápio saudável durante o dia, sem contra-indicação para qualquer idade. Receita certa para o fim - ou quem sabe uma trégua - nas malditas cãibras.

sexta-feira, 13 de setembro de 2013

Respeite os horários do seu Corpo!





À partir das 6h da manhã, o corpo produz um hormônio que faz acordar, o CORTISOL. Entre 7h e 8h, a taxa de cortisol no corpo atinge a concentração máxima.

Cortisol é um hormônio naturalmente criado no corpo, mas ele deve ser controlado. Quando está em níveis mais altos do que o desejado, o cortisol pode causar o acúmulo de gorduras em diferentes áreas do corpo, quebrar os músculos e diminuir o metabolismo. Portanto, controlar os níveis de cortisol deve ser uma prioridade tanto para quem quer perder gordura quanto para quem deseja ganhar massa muscular.

terça-feira, 10 de setembro de 2013

Você é o que come e pensa

Entenda como a Psicologia pode contribuir no Processo de Emagrecimento


Se você conhece várias dietas da moda, sabe distinguir um alimento nutritivo do calórico, sabe o que fazer e não fazer para emagrecer, sabe de cor os nomes dos remédios que prometem emagrecimento rápido e sem sofrimento, sabe o que é carregar vários potes de remédios na bolsa e ficar atento ao horário, pois são grandes aliados no seu processo de emagrecimento, tem consciência que está acima do peso, sofre consequências físicas do sobrepeso: falta de disposição, baixo condicionamento, dores no corpo, etc., não consegue se libertar do efeito sanfona (o famoso engorda e emagrece), come compulsivamente, muitas vezes sem fome e à noite, Peregrina de médico em médico, de dieta em dieta. Enfim, se você já tentou vários métodos e não conseguiu emagrecer ou voltou a engordar depois de um período, então está na hora de incluir a Psicologia no seu Programa de Emagrecimento.

O emagrecimento se baseia em três fatores: Reeducação Alimentar, Atividade Física e Equilíbrio Psicológico.

O primeiro lugar que precisamos emagrecer é na mente! É necessário eliminar os gatilhos que nos fazem comer pela emoção, tomar consciência dos nossos padrões de comportamentos, revisar e entender qual é relação do nosso estado emocional com a comida, porque nos sabotamos e etc.

Para emagrecer o tratamento básico consiste na mudança de hábitos alimentares e de atividade física, comer menos e gastar mais energia. Isso você sabe. Infelizmente, uma coisa é saber e outra é fazer! A grande maioria das pessoas SABE O QUE FAZER, MAS NÃO CONSEGUE. Por alguma razão que desconhecem, sabotam a própria dieta. É nesse ponto importante que entra a Psicologia.

Para mudar de peso você tem que mudar de comportamento. E mais, emagrecimento não é só mudança de peso, é Reeducação Alimentar e Comportamental.

sábado, 7 de setembro de 2013

Relação Mente X Comida

Várias necessidades são determinadas pelo corpo, tais como: sono, sede, fome, etc. mas quem determina quando e como saciá-las é o cérebro. Exemplificando, o corpo necessita de alimentos, mas quem escolhe quais alimentos irá ingerir é o cérebro.


Se você está acima do peso, a culpa pode ser da sua atual programação mental,e não há dieta, remédio ou livro que possa mudar isso. A única maneira de emagrecer e não voltar a engordar é modificar de uma vez por todas, no seu inconsciente sua relação com a comida.

O Cérebro é como um computador, os comportamentos são como softwares. Você pode ter desenvolvido um software ineficiente sobre o ato de alimentar-se. A boa notícia é que,depois que aprender a reprogramar sua mente, você não terá dificuldade em adquirir novos hábitos de pensamento e atitudes que garantirão seu sucesso.

É praticamente impossível abandonar um hábito apenas com a força de vontade. É preciso reprogramar a mente.

A Imaginação é muito poderosa e os profissionais da área de marketing sabem disso. Quando lê um cardápio, você prova mentalmente os alimentos antes de decidir o que irá pedir. É devido a isso que os grandes restaurantes se empenham em descrever nos cardápios os pratos com termos bem apetitosos.

Responda com sinceridade. Quais os pratos você escolheria em um cardápio: 

- Suculentas fatias de salmão ligeiramente defumada e aromatizadas ao endro, com molho de alcaparras com risoto ao funghi ou peixe assado com arroz de cogumelos marrom? 

- Suculentas costelas ao molho barbecue ou cadáver de porco com molho com aparência de sangue? 

O assunto é muito vasto, mas na verdade a Psicologia ajuda às pessoas a modificarem comportamentos compulsivos de uma vida inteira e propõe uma reprogramação mental no que tange a relação Alimento x Emoção.

quarta-feira, 4 de setembro de 2013

Dicas para controlar o colesterol

1- Reduzir a gordura saturada do cardápio (cortar o queijo)


2- Invista em fitoesterois (alimentos de origem vegetal)

3- Consuma mais ômega 3
4- Equilibre o consumo de ácidos graxos
5- Consumir mais azeite de oliva

6- Praticar exercícios

7- Consumir mais fibras


8- Aceita uma xícara de chá?


9- Largar o cigarro


segunda-feira, 2 de setembro de 2013

Termogênicos

Os termogênicos visam manter seu metabolismo acelerado para que você tenha uma maior queima calórica ao longo do dia. A ação termogênica significa transformar em energia as calorias provenientes da gordura corporal e da alimentação.