BUSCAPÉ


Twitter

terça-feira, 5 de novembro de 2013

Exercícios a beira mar


O verão traz o calor que nos chama para curtir uma praia. Com mais esta tentação, manter a rotina de exercícios fica ainda mais difícil, mas para ajudá-lo a seguir seus objetivos, preparei algumas dicas de exercícios que podem ser feitos na praia que trazem além de saúde, muita diversão.



1- Caminhada: Trabalha membros inferiores, melhora o condicionamento aeróbico e a resistência muscular, previne a osteoporose, aumenta a capacidade cardiorrespiratória e cardiovascular. Exercício leve, é indicado para iniciantes em atividades físicas. Gasto calórico em 1 hora: 295kcal a 393kcal.



2- Corrida: Traz os mesmos benefícios da caminhada, mas de forma mais intensa. Aumenta a resistência muscular, estimula a formação de massa óssea e tem grande gasto calórico, o que ajuda na perda de peso. Gasto calórico em 1 hora: 489kcal a 652kcal.





3- Futebol na areia: Fortalece o sistema cardiovascular e a musculatura e colabora para o aumento da densidade óssea. Trabalha principalmente os músculos das panturrilhas, das coxas, dos glúteos, das costas e do abdômen. Gasto calórico em 1 hora: 460kcal a 614kcal.



4- Frescobol: Além de aeróbica, a atividade trabalha os braços e as pernas. Impõe um alto gasto calórico, principalmente para praticantes mais experientes, que conseguem manter um jogo de forma mais continuada. Gasto calórico em 1 hora: 534 kcal a 712kcal.




5- Surfe: Pelo contato que proporciona aos praticantes com o mar e as ondas, é um esporte muito prazeroso, que oferece bem-estar psicológico. No aspecto físico, fortalece a resistência, o equilíbrio e a coordenação motora. Por questões de segurança, é importante sempre iniciar a prática e com a orientação de um professor ou de uma pessoa mais experiente. Também é importante estar sempre próximo a uma guarita de salva-vidas. Gasto calórico em 1 hora: 410kcal a 547kcal.




Não se esqueça de passar bastante filtro solar e cuidar com os exageros. Na empolgação, você pode perder a dose.

sexta-feira, 1 de novembro de 2013

Esporte de alto rendimento é saudável ?

O esporte de alto rendimento ou de alta performance é aquele cuja finalidade é de se preparar fisicamente para determinada modalidade esportiva. Seja qual for essa atividade esportiva pretendida, os desafios e dificuldades a serem trilhadas serão bastante similares. 
O indivíduo que se envolve num esporte de alto nível deve ter em mente duas características importantes em todo o processo ao qual será submetido. 
Primeiro fator é ter plena disciplina e perseverança nos seus objetivos. 


Segundo, estar bem claro de que poderá haver grandes dificuldades e que essas deverão ser superadas. 


O atleta para que se torne competitivo precisa submeter-se a uma exaustiva rotina de treinamentos físicos. Nos quais os resultados, caso sejam bem planejados por um professor de educação física, normalmente aparecerão após 3 a 5 anos de total disciplina aos treinos. 
A carga extenuante de treinamento diário para se atingir um nível de rendimento ótimo (performance), muitas vezes está associado a ocorrências de lesões traumáticas. É o caso das lesões osteo-musculares que afetam boa parte dos atletas. O momento da preparação e a gravidade da lesão são os fatores limitantes de todo o planejamento e em algumas situações inclusive psicológicas. 
O uso indevido de substâncias ilegais com finalidades de elevar ilicitamente os níveis das capacidades físicas (força/resistência muscular, condição aeróbia, etc.), normalmente, quando flagrados em exames anti-doping bloqueiam parte de sua carreira desportiva e deixa algumas sequelas psicológicas, como: sentimento de derrota, frustração e fracasso. Além das sansões aplicadas ao atleta pelo comitê anti-doping. 

Diante dos traumas físicos e psicológicos, aos quais o atleta de alto rendimento está sujeito, será mesmo o esporte capaz de promover favoráveis padrões de saúde? Resta, pois, decidirmos praticar esporte para obter ganhos saudáveis ou realizar o desejo de ser atleta: conquistar medalhas, quebrar recordes e de entrar para a história do esporte daquela modalidade.